terça-feira, 2 de setembro de 2014

SEMANA DA PÁTRIA

            A E. M. "Gentil Simões Caldeira" comemora a Semana da Pátria com seus alunos que se inicia em 1º/09, segunda-feira. Prepara ainda, para o Desfile Cívico que será realizado em 07/09, no domingo. Ela apresentará seus alunos e funcionários abordando o tema Civismo com o seguinte texto:
"Hoje ela se faz presente enfocando o Civismo como  manifestação de amor pela pátria.  Faz referência mais especificamente às atitudes e comportamentos, atitudes que no dia-a-dia manifestam  na defesa de certos valores e práticas assumidas como fundamentais para vida coletiva, visando preservar a sua harmonia e melhorar o bem estar de todos.
            Refere-se ainda ao autêntico civismo, a verdadeira dedicação ao interesse público e pátrio. Mostrar que civismo de verdade, é trabalhar pela pátria, é dar o sangue civilmente por ela, é lutar para erradicar os flagelos da miséria, da corrupção, da violência, do desmatamento e da poluição e outros males que afligem a população, em vez de apenas colorir a bandeira, cantar o hino achando que apenas isso é suficiente para amar a pátria.
A escola convida todos para  cuidar da pátria. Esse é o verdadeiro sentido que o Brasil pede. Vejamos o que os dicionários apresentam quando se referem ao vocábulo civismo:  DEDICAÇÃO AO INTERESSE PÚBLICO. PATRIOTISMO.  Não é apenas torcer pelo Brasil em competições. Não.  O civismo pode e deve ser demonstrado em todo e qualquer ato, prestado por todo brasileiro, em que se busque o bem comum, não necessita, primordialmente, ter um grande alcance; basta o ato trazer o bem comum não só para si. Quando uma pessoa auxilia um deficiente físico atravessar a rua ou, ainda, na oportunidade de ceder um lugar mais confortável no transporte coletivo para uma pessoa idosa ou, ainda, quando se combate para que uma árvore não seja abatida, também estará nestas atitudes um ato cívico.
Este educandário quer conscientizar sua clientela que demonstração de civismo não é a pessoa cantar compenetrada e com a mão sobre o peito o hino nacional, se não entendeu o alcance das palavras cantadas. Amor à pátria, patriotismo deve nascer e se prolongar ao longo da vida da pessoa de forma livre e consciente.
A Escola entende que seria  ótimo para pátria, que esta questão do civismo, do patriotismo e da civilidade sofresse um grande incremento de toda nossa sociedade mutuense, que as trombetas do bem-estar comum soassem bem altas, conclamando todo povo e, convocando governantes, os pobres e ricos, homens e mulheres de todas as faixas etárias, mas que vivem e amam esta terra, construíssem, no mínimo, uma ação no endereço do bem estar comum. Essas ações, não necessariamente, deveriam ser grandes, porém que tivesse em mira o bem estar comum. 
Por aí é que o cidadão mutuense sentiria brotar seu patriotismo se elevando à grandeza deste município e seu civismo apareceria todo santo dia, não somente nos dias da independência ou a proclamação da república."
SEGUNDA-FEIRA
Iniciou com o Hino Nacional e atividades diferenciadas nas salas de aulas.

TERÇA-FEIRA
O aluno Joabe do 4º ano apresentou a poesia BRASIL, PÁTRIA AMADA de Maria de Freitas Chagas após cantarem o Hino Nacional Brasileiro:
A família é uma comunidade.
Pátria é a união das famílias.
Pátria é a nossa grande família.
A Pátria é uma comunidade.
A Pátria é a nossa casa,
nosso lar, nosso bairro, nossa cidade, nosso Município,
nosso Estado, nosso País.
Nossa terra é o campo, é a cidade.
Nossa gente é o trabalhador do campo, 
é o trabalhador da cidade.
Também é Pátria:
a soma dos problemas de nossa terra, de nossa gente
e o esforço de todos para resolvê-los.
Nossa gente é nossa família,
são nossos irmãos, nossos companheiros.
Somos todos nós que trabalhamos juntos para sermos livres
e não dominados por ninguém.
Nossa Pátria é toda essa gente livre que lê
e escreve junto
a História de nossa Terra.

 

QUARTA-FEIRA
        Os alunos do 4º ano, professora Terezinha apresentaram o Hino da Independência.


QUINTA-FEIRA
         Os alunos do 3º ano, professora Lindaura, apresentaram um teatro "História da Independência do Brasil".















SEXTA-FEIRA
        Dia do município de Mutum com festividades organizadas pela Secretaria Municipal da Cultura.
Parabéns Escola! Parabéns Município! Parabéns Pátria querida, Brasil!
DOMINGO
         Desfile Cívico com a participação de escolas estaduais, municipais, Projetos, Maçonaria, Guarda-mirim e fanfarras de Mutum.




"Amas com fé e orgulho a Terra onde nascestes."

Nenhum comentário:

Postar um comentário