sexta-feira, 19 de setembro de 2014

21 DE SETEMBRO - DIA DA ÁRVORE

       A E. M. "Gentil Simões Caldeira" realizou uma semana de estudo em torno do tema "Arborização Urbana" proposto pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
               Na quarta-feira os alunos assistiram um vídeo sobre a importância da árvore na nossa vida. Na quinta-feira foram confeccionados cartazes sobre o tema e estudo do Informativo. Na sexta-feira participou de uma caminhada até o centro da cidade onde cada escola plantou uma árvore.
 A partir de 1950 houve um acelerado processo de urbanização, que estabeleceu conflitos pela conquista de espaços e, até hoje, provoca intensa devastação urbana para instalação de obras como garagens, rede de energia, água, esgoto e demais atividades.
 Assim, a arborização urbana torna-se um serviço urbano essencial, pois permite unir ganhos ambientais e desenvolvimento urbano, promovendo melhorias do microclima na qualidade de vida, na saúde física e mental do homem, estéticas e valorização das propriedades.
 Porém, os vários benefícios da arborização de ruas e avenidas estão relacionadas à qualidade de seu planejamento, sua extensão e a escolha de espécies adequadas as condições da calçada.
 Benefícios das árvores urbanas: 
Purificação do ar;
Melhoria do micro clima das cidades;
 - Influência no balanço hídrico;
- Abrigo para fauna;
 - Redução de ruídos;
- Melhoria da saúde mental.











CORTAR, PODAR E MALTRATAR ÁRVORES DE PASSEIO PÚBLICO É CRIME.
 LEI FEDERAL Nº 4771/65.

Nenhum comentário:

Postar um comentário