quarta-feira, 23 de julho de 2014

DE VOLTA ÀS AULAS

           Dia 14/07 alunos e funcionários iniciam o 3º bimestre letivo. professora Terezinha e seus alunos apresentam uma poesia em homenagem aos trinta anos da Exposição Agropecuária de Mutum.
Mutum
A história de Mutum
Vamos agora contar
Pode parecer comum
Elogiar nosso lugar.

Seus primeiros habitantes
Foram os índios botocudos
Isso, antes da chegada
Do Alferes Francisco Fernandes.

Chamavam-no de Guaxima,
O povo que aqui vivia
Devido a uma plantinha
Base da economia.

De Guaxima para Mutum
Sua denominação mudou
E do pássaro que aqui vivia
Somente o nome restou.

Transformamos dia-a-dia
Invejada em pintura
A base da economia
É pecuária e agricultura.

Mutum homenageamos
Com bastante emoção
A trinta aos festejamos
A agropecuária em exposição.
Terezinha Proti
Professora do 4º ano da E. M. Gentil Simões Caldeira


sexta-feira, 13 de junho de 2014

FESTA JUNINA NA ESCOLA

     O semestre letivo na E. M. Gentil Simões Caldeira foi encerrado com uma grande festa junina.
Descrição: C:\Users\angela\Documents\GENTIL SIMÕES\veronica sitio.pngPROGRAMAÇÃO – FESTA JUNINA NA ESCOLA
11/06/2014
Bom dia pessoá!!!!!!...
Festa caipira num teim hora di começá...
e menos ainda di acabá...
vai durando inquanto nóis guentá...
nóis gosta di vivê, di comê, di bebê, i di dançá...
vamu si achegando moçada...
qui a festa vai já vai iniciá.

Hoje tem festa no arraiá da escolinha!
Vestido de chita, todo enfeitado,
Pescaria, dança e balão!
Tem noivos, padre e padrinho...
Quadrilha e alegria de montão...

Pessoá, pessoá, nossa festança já vai começá
Tias Arestídia e Idalina convida todos a oiá
A apresentação de uma música
Que seus alunos irão dançá
Crianças do primeiro período
Que irão neste instante brilhá.
 Esta festa está animada
Adoro essa nossa tradição.
Ao som de uma linda sanfona.
Acalento o meu coração.
Tias Jane e Denise
Batem a bota no chão.
Apresenta o segundo período
No calor da emoção.
Uai, o que ocê tá esperano?
Da donde é esse tar de arraiá?
Anota bem o lugar,
 que é pra mode
de ocê num errá:
Av. João Teixeira, 249
Em Mutum Minas Gerá.

É lá que nois vai dançá
É lá que vamo farriá
pois já vi que tem quadrilha
Do Pata ti pata tá
Tias Elza e Ana Paula;
Tão chegando pra arrasá.
Com as turmas de 1º ano
No nosso arraiá.
A festa junina tem,
além de muita animação,
muito doce e tem também
o calor do coração
Tias Elmar e Betinha
Trouxe as turmas
Pro festão
Óia só, tão todos  oiando,
E com cada zoião
Que inté eu fico vexada
E ponho os óio no chão.

Vosmecês tá cunvidado
Neste arraiá eu  vou ficar
Pra mode me alegrá
Vim aqui para dançá
e não pra espiá.

Venham tudo satisfeito
Dançá com gosto e com jeito
Que vai sê bom de duê
Tem cumilâncias gostosa
Pra vosmecês escolhê.
Tia Soraia ensaiô
A flor do mamulengo
Venham todos com as famia
Traga as neta, traga as fia
Os pai, as mãe, as avó
Qui nós recebe com amizade
A escolinha é grande,
E os coração é maió.

Virge! Mas quanta festança
Tô vendo aqui e acolá!
Tem música e tem dança
E nós pode se alegrá!
Tias Eliã e Lindalva
Enche de gente bonita
O pátio do arraiá.

Tá ansim de moça bunita,
Com suas saias de chita,
Nas trança um laço de fita
Pro mode podê dançá.
E os moços? Que buniteza!
Tantos moço bunitão,
Que inté sinto uma alegria,
Aqui no meu coração.
Tia Terezinha traz um desafio
Para embelezar esta apresentação.
Vamos, vamos minha gente
Assistir os noivos casá
Eles tiveram muita sorte
Do amor encontrá.
Prepare o coração
Pra festança continuá.
Tia Cristina
Onde estão os noivos?
Pra mode podê casá.
E a quadrilha começá.

Ôba, ôba! Tá chegando
Os casais para dançá.
A quadrilha tá começando
Vamos todos participá.
Tia Lindaura
Cadê os casais
Pra dança iniciá.
Balança a escadeira sinhá,
Balança os ombros inhô
Vamos dar os aplausos
Pois a quadrilha começô.

Parabéns aos caipiras
Que na festa se apresentaram
Parabéns aos professores
Que a todos encantaram.

Agora vem a pescaria
O que será que vão pescá?
é hora de alegria
Não é hora de pará.
Aproveitem e se sacodem
Inté a festa acabá!

11/06/2014






sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dia 05 de junho - Meio Ambiente

Descrição: C:\Users\angela\Documents\GENTIL SIMÕES\veronica sitio.pngPROJETO MEIO AMBIENTE
TEMA: A EMBALAGEM E O AMBIENTE
E.M. “GENTIL SIMÕES CALDEIRA”

PERÍODO: 02/06 A 06/06/2013

ALVO: Alunos matriculados na Educação Infantil e nos quatro primeiros anos do Ens. Fundamental.

OBJETIVO GERAL:
Proporcionar o conhecimento das crianças acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação do planeta com o desenvolvimento sustentável.

JUSTIFICATIVA:
O lixo, que já é um dos grandes problemas mundiais, poderá se tornar um pesadelo, se não forem tomadas medidas sérias para reduzir a quantidade de materiais orgânicos e inorgânicos desperdiçados diariamente.

OBJETIVOS:
- Sensibilizar os alunos e propor reflexão sobre questões cruciais ligadas a melhoria das condições de vida de toda população;
- Valorizar o meio ambiente;
- Identificar-se como parte integrante do meio ambiente;
- Se reconhecer como agente de promoção do desenvolvimento sustentável;

DESENVOLVIMENTO:
EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalhar os conteúdos de Identidade e Autonomia, Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e sociedade, Arte, Música, Movimento e Arte seguindo a sequencia dos temas relacionados abaixo:

ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalhar nos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ed. Física, Ensino Religioso, Arte, Recreação e Jogos, Música e Teatro a sequência dos temas relacionados abaixo:

Temas a serem estudados:
Estudo do caderno do aluno: A embalagem e o ambiente
Dia 02 (segunda-feira) – Meio ambiente, ecologia e lixo – páginas 3 a 6;
Dia 03  (terça-feira) – Reciclagem – página 7 a 9;
Dia 04  (quarta-feira) – Metal e vidro – página 10 e 13;
Dia 05  (quinta-feira) – Plástico e papel – página 14 a 17;
Dia 06  (sexta-feira) – Embalagens Cartonadas  e Cidadania– página 18 a 25.

RECURSOS:
- Caderno do aluno: A embalagem e o Ambiente;
- Papéis (sulfite, A3, cartolina, color set, jornal, kraft, crepom, laminado, dobradura), pesquisas impressas, revistas e panfletos, barbantes, palitos ( churrasco, picolé), sucatas (garrafa pet, tampinhas de plásticos, caixas de diversos tamanhos, rolinhos de papelão etc), tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, gliter, lantejoulas, fetilhos. Régua, Tinta guache, pincel, E.V.A., fita adesiva transparente, fita colorida, livros infantis; TV, aparelho de DVD e vídeos.

 CULMINÂNCIA:
No momento cívico de sexta-feira  teremos uma apresentação artística ressaltando os temas abordados na semana.

AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.

FONTE:

Parte 1 do Projeto “Cultura Ambiental em escolas”.








sábado, 24 de maio de 2014

COPA DO MUNDO

       Faltam 18 dias para aberturada Copa do Mundo no Brasil. A escola se prepara para desenvolver este Projeto com intuito de trazer para nossos alunos uma aprendizagem significativa.


 As atividades estão sendo planejadas pelos professores para que junto ao conhecimento venha também desenvolver valores importantes como: amor à Pátria, paz e união nas torcidas.







BRASIL... RUMO AO HEXA!

FESTA DAS MÃES

        Dias 21 e 22 de maio foram realizadas as homenagens às mães da E. M. "Gentil Simões Caldeira".
 Os professores prepararam as salas com antecedência para receber os pais.
 A professora Jaqueline fez uma reflexão a partir de uma leitura bíblica.
 A participação foi excelente.
 Os filhos ao lado ou no colo das mães participaram da linda homenagem com fotos de momentos marcantes na escola.
 As apresentações encantaram as mães presentes.
 Todos se emocionaram com as demonstrações de afeto das crianças por suas mamães.
 Parabéns mamãe por estar presente em momentos importantes da vida escolar dos filhos.
 Após cada apresentação as crianças desciam ao encontro de suas mães para um abraço.
A cada homenagem um momento de emoção.
 As turmas do 3º e 4º ano encerraram as apresentações de palco com uma linda festa.
Em seguida cada turma aguardou na sala de aula a chegada da mamãe para entrega das lembrancinhas.
Parabéns a todas as mães que se fazem presentes na vida de seus filhos.