terça-feira, 9 de setembro de 2014

LEITURA DELEITE

             É simplesmente ler pelo  prazer de ler! 
          A turminha do 1º ano da professora Cristina teve hoje um momento de leitura prazerosa.Sem objetivos didático-pedagógicos, sem a "obrigação" de trabalhar em aula sobre o que foi lido...
            A inserção do momento da Leitura Deleite na sala de aula permite ao aluno entender que em nossa vida lemos com várias finalidades (seguir instruções, obter uma informação precisa, revisar escrito próprio, aprender, etc.) e uma delas é a leitura só por prazer, para nos divertirmos e distrairmos.
           Contribui para o alcance de um dos objetivos atitudinais: a formação de leitores, pois desperta o gosto pela leitura, estimula a imaginação e a curiosidade.
           A leitura deleite pode se tornar um entretenimento saudável que ensina, informa e forma crianças, de uma forma descontraída, motivante e alegre. 
          Falar de leitura de livros nos dias em que vivemos é muito complicado, pois a s crianças, hoje são embaladas pela onda da tecnologia que oferece coisas extraordinárias aos olhos humanos. Uma série de opções são apresentadas a elas com a permissão dos pais e professores. Como por exemplo, temos os videogames, desenhos animados, computadores, internet, DVDs, jogos, filmes, etc
        Mas escola tem a responsabilidade de ensinar a criança a ler e também despertar - lhe o gosto pela leitura. Esta é uma tarefa difícil, mas não impossível.
        A leitura é muito importante, pois além de ser o veículo eficaz contínuo de aprendizagem, também auxilia o desenvolvimento harmonioso da personalidade. É um instrumento de educação, proporciona condições de formar espíritos críticos, e é uma fonte de crescimento interior. Ler não é apenas instruir, mas divertir e enriquecer.
           “A leitura só se implanta se estiver associada ao prazer, à arte, de modo que o receptor sinta – se envolvido e motivado por ela, tendo também contato com as formas de comunicação mais elaboradas que caracterizam a arte em geral” (Ponde, Glória Maria)
        Aos professores deve despertar em si mesmos o prazer pela leitura para que possa haver um vínculo entre eles e a atividade proposta. 
        Devem ler para seus alunos, mesmos ainda não alfabetizados, pois ouvindo as histórias, eles irão fazer interessante viagem ao mundo da leitura e entenderão que” ler é muito mais do que ler com os olhos, é conhecer o mundo”. 
QUEM LÊ...
...Sabe Mais
...Pensa Melhor
...Compara Idéias
...Prepara-se Melhor...
...Tem o que Falar
...Tem o que Responder
...Fundamenta Suas Opiniões
...Aumenta sua Compreensão
...Melhora o Vocabulário...
O que o hábito da leitura pode fazer? 
a) Ampliar os horizontes;
b) Desenvolver o espírito investigativo;
c) Estimular a criatividade;
d)Contribuir na construção de bons modelos;
e) Favorecer a autonomia de pensamento, a auto - crítica e o senso de julgamento.
          Os livros desenvolvem a imaginação, a criatividade, objetivando o contato com a literatura. A partir de histórias simples, a criança começa a reconhecer e interpretar sua experiência da vida real. A hora de curtir um livro juntos é a hora de partilhar. O importante é que nessa hora não haja pressa, contando ou lendo tudo de uma só vez. É preciso respeitar as pausas, perguntas e comentários naturais que a história possa despertar, tanto em quem lê quanto quem ouve.
     O objetivo da hora da leitura é a familiarização com a literatura, mostrando-a como entretenimento. Até os alunos menos amigos dos livros sentem – se encantados com essa atividade porque não tem cobranças. A leitura deleite encanta as crianças.
        As ilustrações coloridas e os formatos tão diversificados dos livros atraem os olhos das crianças como também a imaginação.
São momentos que marcarão a infância da criançada! Percebe-se pelos agradecimentos redigidos após o momento da leitura.
Parabéns professora Cristina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário