quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Preparando para o PROALFA - 3º ano em ação

       As professoras do 3º ano da E. M. "Gentil Simões Caldeira" estão preparando seus alunos para as avaliações do PROALFA. Uma das atividades em desenvolvimento está dentro do eixo: PRODUÇÃO ESCRITA.
      A partir de uma gravura os alunos criaram suas histórias e a professora vem fazendo as correções no decorrer da aula. De posse de um notebook eles digitam o texto de sua autoria e a professora orienta quanto a sequencia dos fatos narrados:  início, meio e fim do texto. É uma atividade que vem fazendo a diferença na sala de aula.
      Após as correções a professora irá montar um livro com as histórias dos alunos.
      Desde a entrada o aluno em sala de aula já sente que é bem-vindo.
       Durante a aula a professora dá assistência individualizada ao aluno que está digitando.
 Num cantinho da sala de aula o aluno digita seu texto.
 No "CANTINHO DO ESCRITOR" sempre tem um aluno.
 O interesse em fazer o melhor possível é visível.
Enquanto isso outras atividades estão sendo desenvolvidas pelos demais alunos.
De iniciativa dos alunos eles desenharam uma teclado no papel para familiarizarem com a ordem das letras e números e se apropriarem com segurança da digitação.


Neste trabalho a professora desenvolve o gosto pela leitura, trabalha ortografia e o uso da tecnologia.

MALETA VIAJANTE
Com o objetivo de conhecer os gêneros textuais, cada aluno leva a maleta. Dentro da maleta tem um pequena agenda telefônica de brinde para que eles possam anotar os nomes dos colegas na ordem alfabética e os números de seus telefones. Neste mês estão trabalhando a autobiografia.

PEÇAS TEATRAIS
Com o objetivo de incentivar a leitura, desenvolver a linguagem oral, desenvoltura, trabalho em grupo, os alunos dramatizam peças teatrais. A primeira realizada foi "Branca de Neve e os Sete Anões".




 





AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Uma vez na semana a professora aplica uma avaliação diagnóstica na turma. A correção é feita com os alunos. Eles registram "C" para as questões corretas com uma caneta. Eles vibram com os acertos e os erros são trabalhados para que melhores resultados sejam alcançados na avaliação seguinte.

VENDINHA
A cada atividade desenvolvida com êxito os alunos recebem o dinheirinho que vão juntando no decorrer do bimestre. No final do bimestre é montada a vendinha, com brinquedos e alimentos variados. Com o dinheiro recebido durante o bimestre eles fazem a compra neste dia da vendinha.

ATENDIMENTO DIFERENCIADO
Nesta turma estudam três alunos que não estão alfabetizados. Um deles  possui Plano de Atendimento Individualizado. O trabalho com estes alunos é diferenciado. Os alunos criam seus textos oralmente, a professora registra e depois o próprio aluno digita. A professora está alfabetizando estes alunos dentro da sala de aula dando assistência individualizada.
"QUANDO A GENTE SE PROPÕE A FAZER ALGO, FAÇAMOS"
ISTO FAZ A DIFERENÇA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário