quarta-feira, 13 de agosto de 2014

DIA D - "TODA ESCOLA DEVE FAZER A DIFERENÇA".

      A E. M. "Gentil Simões Caldeira" juntamente com as Escolas Municipais "Antonio Pedro Serrano", "Geralda Joana Costa de Souza", "Afonso Pena" "Antonio Basílio Neto", "Humberto de Campos", "Guimarães Maia", "Marçal Antonio Pereira", "Luiz Lopes de Souza", "Geraldo Elias Serrano", "Cantinho da Magia", "Algodão Doce", "Mundo Encantado" e "Branca de Neve" reuniram para realização do primeiro dia do evento "Dia D" com o objetivo de estudar, analisar e discutir os resultados das avaliações externas e internas para subsidiar a reorganização do Plano de Intervenção Pedagógica – PIP de cada escola, com vista na melhoria do processo  Ensino e aprendizagem, melhorando a qualidade do ensino.
PAUTA DE REUNIÃO

DATA: 13/08/2014                                                       HORÁRIO: 7 h e 30 min
RESPONSÁVEIS: Direção e Equipe Pedagógica       PÚBLICO-ALVO: Professores
OBJETIVO: Estudar, analisar e discutir os resultados das avaliações internas e externas para subsidiar a reorganização do Plano de Intervenção Pedagógica;
Local da reunião: E. M. “Gentil Simões Caldeira"

Assinaturas: _______________________                _____________________________
                            Diretora                                                     Especialistas   
Em primeiro lugar foi apresentado o resultado do município e em seguida os resultados por escola. Foi feito um confronto entre os resultados das avaliações internas e externas de cada escola e sua evolução nos últimos três anos.
Considerando a necessidade de se elevar os níveis de aprendizagem dos alunos mutuenses, os docentes reorganizaram o Plano de Intervenção Pedagógica já iniciado em março após as avaliações diagnósticas.

EVOLUÇÃO DA PROFICIÊNCIA MÉDIA DOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS DO
MUNICÍPIO DE MUTUM

2011
2012
2013
2014
PROALFA
3º ANO
617
580,3
593,3

PROEB
5º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA

215,6

225,3

222,1

PROEB
5º ANO
MATEMÁTICA

238,6

255,6

243,5

PROEB
9º ANO
LÍNGUA PORTUGUESA

265,1

253,3

252,4

PROEB
9º ANO
MATEMÁTICA

275

269,1

255,4

                                        
 TRABALHO EM GRUPO
DIVISÃO DOS GRUPOS:
GRUPO 1 – PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL;
GRUPO 2 – PROFESSORES DO 1º ANO;
GRUPO 3 – PROFESSORES DO 2º ANO;
GRUPO 4 – PROFESSORES DO 3º, 4º E 5º ANO;
TRABALHO A SER DESENVOLVIDO:
Discussão e reflexão sobre os resultados das avaliações externas e internas e planejamento de ações que precisam ser realizadas a partir dos dados em mãos;
RECURSOS:
. Resultados das avaliações diagnósticas (mapas);
. Resultados das avaliações externas PROALFA e PROEB;
. Resultado do PROALFA por aluno;
. Escala do PROALFA e do PROEB(Língua Portuguesa e Matemática – se sua escola foi avaliada);
. Plano de Intervenção elaborado após as avaliações diagnósticas;
. Impresso para reelaboração do Plano após análise;
. Orientações didáticas para o desenvolvimento das capacidades.
DESENVOLVIMENTO:
1º PASSO – De posse dos resultados das avaliações internas e externas nos últimos três anos do PROALFA e PROEB, traçar uma linha vertical na Escala no ponto referente à média de Proficiência/2013 de sua escola no PROALFA. Nas escolas que tiveram avaliação no 5º ano traçar nas escalas a sua média do 5º ano Língua Portuguesa e no 5º ano Matemática. Observe o significado das cores: capacidade não introduzida, introduzida, em desenvolvimento e consolidada.
Atenção! Se o aluno não consolidou uma capacidade no 3º ou 5º ano, a responsabilidade não é apenas do professor atual e sim de todos, pois o aluno teve uma trajetória percorrida desde a educação infantil. A escala apresenta o desenvolvimento do aluno de forma contínua e cumulativa ao longo de seu processo de escolarização, ou seja, as habilidades vão se tornando cada vez mais complexas, à medida que o aluno avança nas etapas de escolaridade.
TRABALHO COM TODA TURMA
Analise, qual capacidade não foi introduzida ao longo dos anos e aquelas que apenas foi introduzida e não trabalhada. Estas precisam ser trabalhadas com a turma toda.
Vamos agora consultar os mapas das avaliações diagnósticas, as capacidades que tiveram 50% de erros precisam ser trabalhadas com a turma toda.
TRABALHO PARA ATENDIMENTO INDIVIDUALIZADO
Consultando resultado por aluno: você tem em mãos os resultados por aluno do PROALFA. É hora de criar estratégia diferenciada para o aluno de baixo desempenho.
Consultando os mapas das avaliações diagnósticas, aquele aluno que teve 50% de erros ou maior número de erros da turma também precisa de um trabalho diferenciado. Se algum aluno já consolidou as competências com o trabalho que desenvolveu no PIP até a data atual não precisa registrá-lo novamente. Se algum aluno no decorrer destes meses não teve rendimento satisfatório ou foi admitido após as avaliações diagnósticas pode inclui-lo no PIP.
2º PASSO – Preencher o impresso do PIP EM Língua  Portuguesa e Matemática.
3º PASSO – Nomear um representante para apresentar o trabalho analisado e discutido. Cada um tem uma realidade diferente. O representante falará em nome de todos.
BOM TRABALHO!
No dia 16/08/14, a equipe irá para o 4º passo: reorganização final do PIP com a inclusão das sugestões apresentadas pelos pais ou responsáveis.


  
Enquanto os professores do ensino fundamental desenvolviam os Planos de Intervenção Pedagógica, os professores da educação infantil desenvolviam oficinas e reorganizavam o Planejamento Anual sob a coordenação da especialista Betânia.


Parabéns para os profissionais municipais da educação pública! 
Estamos fazendo a diferença...

Nenhum comentário:

Postar um comentário