quinta-feira, 17 de outubro de 2013

TEXTOS ENIGMÁTICOS

       Ao aplicar as avaliações do 3º bimestre alguns professores perceberam que os alunos estavam com dificuldade com textos enigmáticos. Para sanar o problema foram desenvolvidos diversos textos em sala de aula de forma que os alunos aprendiam brincando, de forma descontraída.
        O objetivo de se trabalhar estes textos é  ajudar as crianças na elaboração de escrita e  de leitura de modo descontraído. A curiosidade é aguçada e todos se envolvem e aprendem. Este pequeno texto serve apenas para mostrar como a nossa cabeça consegue fazer coisas impressionantes!
         Inicia-se apenas trabalhando a linguagem oral trocando os desenhos por palavras, como foi feito na educação infantil. Aos poucos as crianças vão decifrando os códigos quase automaticamente, sem precisar de pensar muito!




       Esta atividade desenvolveu a atenção, a leitura e a escrita diante a troca dos desenhos por palavras. Foi realizada devido a necessidade do momento que é desenvolver a leitura e a escrita dos  alunos. No primeiro momento foi feito a leitura das imagens no texto e em seguida os alunos foram concretizando a atividade de forma prazerosa e os professores foi mediando as dúvidas apresentadas no decorrer do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário