quinta-feira, 12 de setembro de 2013

TRABALHANDO EMBALAGENS E RÓTULOS

      TURMA DO 1º ANO  - PROFESSORA ANA PAULA
  DINÂMICA - CAIXA MÁGICA     
              DESCRIÇÃO: A dinâmica é realizada com uma embalagem descartável dentro de uma caixa.
             A criança escolhida fica com a caixa dando pistas para os demais tentarem descobrir qual é a embalagem escondida.



CARTAZES COM RÓTULOS
             A turma foi dividida em três equipes:
1ª equipe: Embalagens de Produtos de Limpeza;
2ª equipe: Embalagens de Produtos de Limpeza Pessoal;
3ª equipe: Embalagens de Bebidas e Comidas.
             Cada equipe separou o seu material e montou o seu cartaz.
1ª equipe
 2ª equipe
 3ª equipe
         Esta atividade com embalagens e rótulos envolveu as diversas disciplinas do Plano Curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA: Bingo com os rótulos. Frases com os nomes dos produtos;
MATEMÁTICA: Trabalho com dinheiro, colocando preço nos produtos e criando um mini-mercadinho;
GEOGRAFIA E HISTÓRIA: Trabalho com a trajetória que os produtos percorrem  até chegar em nossas casas desde o local onde se fabrica;
CIÊNCIAS: Sustentabilidade. Produtos que devem ser consumidos diariamente e esporadicamente para uma boa qualidade de vida. Reciclagem. Poluição.
ENSINO RELIGIOSO: Não desperdiçar os alimentos. Agradecer a Deus antes das refeições. Cuidar bem do nosso corpo: obra do Senhor.
ARTE: Construção de  um brinquedo, através das embalagens.
MÚSICA E TEATRO: Trabalho com a música "Escravo de Jó" utilizando as embalagens.

TURMA DO 2º ANO - PROFESSORA JAQUELINE PEREIRA
PESCARIA DE RÓTULOS
       DESCRIÇÃO: Com um anzol adaptado cada criança deve pescar um peixinho por vez e fazer a leitura do rótulo. Ganha o jogo o aluno com maior número de pontos que devem ser marcados com sementes.



Turminha do 1º ano da tia Alverina
         Trabalhar com rótulos e embalagens em sala de aula ajuda na leitura fluente. É importante trabalho oral exploratório para que a criança perceba as especificidades desse tipo de texto como o tamanho e tipo da letra, as cores usadas, a utilização de cada produto, etc.
         A turminha do 1º ano da tia Alverina desenvolveu um trabalho maravilhoso. Comprovem...
 ROLETANDO COM ESTA TURMINHA...
MATERIAL:
.Uma roleta com vários rótulos colados;
. Sementes para marcar os pontos.
       No primeiro momento, o professor trabalha com uma única roleta, na roda da conversa. Posteriormente, trabalha em pequenos grupos, com uma roleta em cada grupo.
              O aluno deve rodar a roleta e esperar que ela pare. Observar onde parou e ler o rótulo que ficou em evidência. Se conseguir ler, marca um ponto. Ganha o jogo quem fizer maior número de pontos.
             Após cada jogada o professor pode explorar bastante o rótulo que foi lido, indagando sobre as características e utilidades do produto a que ele se refere.

 A professora explora o assunto e os alunos aprendem de forma prazerosa.

       Os alunos aprenderam brincando que rótulo é uma etiqueta colocada em embalagens de produtos, apresentando informações sobre o produto e  a logomarca do fabricante...  estão sempre no nosso dia a dia.

 Turminha do 2º ano da tia Gleides
        Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. 




           Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc.



Parabéns turminha do 2º ano! Continuem cada vez melhores...

Turminha do 1º ano da tia Selma
           É importante questionar os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos: Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Chamar a atenção de que todas as características apontadas no texto da embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para que comprem o produto.
      E quando o assunto é rima... ninguém segura a meninada.
          As embalagens são portadoras de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.
   
       Além do conhecimento que tiveram com os rótulos e embalagens, a professora trabalhou a consciência fonológica com os alunos.
Tia Selma contou com a ajuda da professora Lindalva.

Turminha do 1º ano da tia Congeta Cristina
        A tia Cristina também trabalhou rótulos e embalagens dentro da consciência fonológica. Foi um sucesso. Seus objetivos foram:
. Reconhecer nos rótulos e embalagens palavras que rimam;
. Desenvolver a consciência fonológica;
. Comparar a grafia de palavras que se repetem;
. Identificar as rimas nos rótulos.





         Estas atividades com rótulos e embalagens contribuíram para o desenvolvimento destas crianças. Parabéns a todos...

7 comentários: