terça-feira, 10 de setembro de 2013

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

Qualquer atividade de leitura deve ser acompanhada de uma exploração oral do que se lê.
LER HISTÓRIAS...
          Como é importante para formação de qualquer criança ouvir histórias! Na utilização da Contação de histórias em sala de aula todos saem ganhando, seja o aluno, que será instigado a imaginar e criar, seja o professor, que terá uma aula muito mais agradável e produtiva.
         Antes da leitura, levantar hipóteses sobre o que vai ser lido,  sobre a capa (se for um livro), sobre o título, as ilustrações...
         Na turminha do 1º ano foi realizada esta experiência com o livro "Quando Estela era muito pequena".
A professora estimulou o interesse  e a imaginação das crianças com perguntas: Que material tenho em minhas mãos? O que tem dentro dele? Esta história vai falar de quê? Quem é esta menina que está na capa?

Há muitos e muitos anos que as histórias lidas ou contadas habitam o mundo das escolas.
Felizmente, aqui neste educandário, os professores descobriram o quanto as histórias podem ajudá-los em sua missão de educar.
 Todo educador tem dentro de si um Contador de Histórias, apenas precisa encontrá-lo e aprimorá-lo.
  Após a leitura da história, perguntar para os alunos se o texto confirmou as  hipóteses levantadas. Deixar que falem. Para extrapolar o texto deixar que criem um novo final ou retratem o texto através de desenhos.

     A utilização do registro escrito para melhor compreensão das histórias traz grandes benefícios para alfabetização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário