quinta-feira, 4 de junho de 2015

TORTA NA CARA - TRABALHANDO SÍLABAS SIMPLES

     Planejando o ensinar  e o aprender, a escola tem condições de desenvolver seu trabalho e propiciar experiências pedagógicas e culturais a todas as crianças de modo a garantir a aprendizagem significativa.

     Outra questão sabidamente necessária no primeiro ano de escolaridade  é o tratamento lúdico na alfabetização.
 A ludicidade, sem dúvida, contribui para melhor promover o desenvolvimento das capacidades cognitivas, procedimentais e atitudinais que se deseja ver construídas pelas crianças nessa faixa etária. Assim, esperamos que esta atividade planejada pela escola contribua para formação de bons leitores.

 Para aprender a ler e escrever com autonomia, o requisito indispensável, todos sabemos, é ser capaz de operar racionalmente com unidades sonoras de apreensão mais difícil – os – e com as complexas relações entre os fonemas e o modo de representá-los graficamente. 


Reconhecer unidades fonológicas como sílabas, rimas, terminações de palavras, etc. é considerado útil, nos primeiros momentos do processo de alfabetização.
Criar situações em que as crianças prestem atenção à pauta sonora da língua e operem, ludicamente, com unidades do sistema fonológico um dos objetivos desta atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário