quarta-feira, 30 de julho de 2014

PRODUÇÃO ESCRITA

         Neste 3º bimestre os professores do 1º ano iniciaram os trabalhos dando ênfase no  eixo 4: Produção Escrita.
4.1- Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros
 Reconhecimento da utilização da escrita na vida individual e coletiva;
 Reconhecimento sobre a finalidade/função de textos de diferentes gêneros.
I / T / C
4.2- Produzir textos escritos de gêneros diversos, adequados aos objetivos, ao destinatário e ao contexto de circulação:
OBS: O professor é, prioritariamente, o escrita neste bimestre, sua escrita servirá de modelo ao aluno.
 Considerações das condições de produção (definidas na atividade) – para quem escrever, para que escrever, onde o texto vai circular – como orientadoras do planejamento, da produção e da revisão do texto escrito.
I / T / C
4.2.3 – Planejar a escrita do texto considerando o tema central e seus desdobramentos
 Planejamento da própria escrita: sobre o que falar, como usar a língua, as palavras, considerando o destinatário, o ambiente de circulação, o modo como o texto (a ideia) vai se apresentar ( o gênero), como começar, como desenvolver e como terminar, considerando o gênero.
I / T / C
4.2.4 – Organizar os próprios textos segundo os padrões de composição usuais na sociedade
 Exploração das características físicas e estruturais de gêneros mais usuais: aviso, cartão, bilhete, carta, convite, receita culinária, propaganda, histórias, notícias e outros.
 Produção escrita de textos de gêneros mais usuais, em situação coletiva em que o professor é o escriba, em pequenos grupos e mesmo individualmente, quando os alunos experienciam a escrita de suas ideias, em gêneros definidos.
I / T / C
4.2.5- Usar a variedade linguística apropriada à situação de produção e de circulação, fazendo escolhas adequadas quanto ao vocabulário e à gramática.
 Reconhecimento das variantes linguísticas usadas nos ambientes com que se tem contato e a partir da escuta de textos lidos pelo professor, da leitura de textos de diferentes gêneros.
 Produção de textos de diferentes gêneros fazendo a adequação da linguagem ao considerar o destinatário, a situação comunicativa, os objetivos do texto.
I/T/C
4.2.6 - Usar recursos expressivos (estilísticos e literários) adequados ao gênero e aos objetivos do texto
 Reconhecimento e emprego de recursos como linguagem figurada, efeitos de humor, duplicidade de sentido, rimas, aliterações.
I/T/C



        Os alunos brilharam confeccionando e produzindo lindos convites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário