sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dia 05 de junho - Meio Ambiente

Descrição: C:\Users\angela\Documents\GENTIL SIMÕES\veronica sitio.pngPROJETO MEIO AMBIENTE
TEMA: A EMBALAGEM E O AMBIENTE
E.M. “GENTIL SIMÕES CALDEIRA”

PERÍODO: 02/06 A 06/06/2013

ALVO: Alunos matriculados na Educação Infantil e nos quatro primeiros anos do Ens. Fundamental.

OBJETIVO GERAL:
Proporcionar o conhecimento das crianças acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação do planeta com o desenvolvimento sustentável.

JUSTIFICATIVA:
O lixo, que já é um dos grandes problemas mundiais, poderá se tornar um pesadelo, se não forem tomadas medidas sérias para reduzir a quantidade de materiais orgânicos e inorgânicos desperdiçados diariamente.

OBJETIVOS:
- Sensibilizar os alunos e propor reflexão sobre questões cruciais ligadas a melhoria das condições de vida de toda população;
- Valorizar o meio ambiente;
- Identificar-se como parte integrante do meio ambiente;
- Se reconhecer como agente de promoção do desenvolvimento sustentável;

DESENVOLVIMENTO:
EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalhar os conteúdos de Identidade e Autonomia, Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza e sociedade, Arte, Música, Movimento e Arte seguindo a sequencia dos temas relacionados abaixo:

ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalhar nos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Ed. Física, Ensino Religioso, Arte, Recreação e Jogos, Música e Teatro a sequência dos temas relacionados abaixo:

Temas a serem estudados:
Estudo do caderno do aluno: A embalagem e o ambiente
Dia 02 (segunda-feira) – Meio ambiente, ecologia e lixo – páginas 3 a 6;
Dia 03  (terça-feira) – Reciclagem – página 7 a 9;
Dia 04  (quarta-feira) – Metal e vidro – página 10 e 13;
Dia 05  (quinta-feira) – Plástico e papel – página 14 a 17;
Dia 06  (sexta-feira) – Embalagens Cartonadas  e Cidadania– página 18 a 25.

RECURSOS:
- Caderno do aluno: A embalagem e o Ambiente;
- Papéis (sulfite, A3, cartolina, color set, jornal, kraft, crepom, laminado, dobradura), pesquisas impressas, revistas e panfletos, barbantes, palitos ( churrasco, picolé), sucatas (garrafa pet, tampinhas de plásticos, caixas de diversos tamanhos, rolinhos de papelão etc), tesoura com ponta arredondada, cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, gliter, lantejoulas, fetilhos. Régua, Tinta guache, pincel, E.V.A., fita adesiva transparente, fita colorida, livros infantis; TV, aparelho de DVD e vídeos.

 CULMINÂNCIA:
No momento cívico de sexta-feira  teremos uma apresentação artística ressaltando os temas abordados na semana.

AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação e envolvimento de cada aluno.

FONTE:

Parte 1 do Projeto “Cultura Ambiental em escolas”.








Nenhum comentário:

Postar um comentário