sábado, 24 de maio de 2014

AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

           A E. M. "Gentil Simões Caldeira" recebeu um novo professor de Educação Física: Eduardo. As crianças estão gostando muito das aulas. O professor planeja suas aulas com muito gosto.
Ensinar Educação Física vai muito além de trabalhar as modalidades esportivas convencionais,
ela é responsável, dentre muitos aspectos, pelo desenvolvimento motor das crianças, vale ressaltar também a importância do exercício físico para a saúde, uma vez que combate ao sedentarismo, obesidade, diabetes e problemas cardíacos.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal. 
A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar, era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares. 
“Estudos comprovam que a prática de atividade física colabora com o desenvolvimento de outras habilidades. Ajuda a se concentrar, nos relacionamentos, na liderança, nas ações cognitivas. Por meio da Educação Física Escolar, o aluno tem que aprender a conhecer seu corpo e as possibilidades de ação dele, como usar isso bem, como se movimentar positivamente”.
Por meio das aulas, o profissional de Educação Física pode transmitir valores que o aluno vai levar consigo para toda a vida, independentemente da idade que tenha. Respeito aos seus limites e ao do outro, respeito às regras e comandos, consciência espacial, lidar com perdas e vitórias e gerenciamento de conflitos são alguns dos valores que são transmitidos. 
A organização do profissional para que sua aula transmita esses valores de forma consciente e prazerosa é o segredo do sucesso entre a garotada.
Incentivar a prática de atividades físicas entre a turminha é importante, mas conscientizá-los – e também aos seus pais – do quanto isso pode se refletir na saúde e na qualidade de vida é ainda mais fundamental. 
“A Educação Física tem que romper os muros da escola e entrar nas famílias, porque se ela for bem-feita na escola e no lar, a geração de hoje vai ser de jovens criativos, empreendedores, autônomos porque há relação entre as vivências da infância com os acontecimentos da vida adulta.”
Parabéns, professor Eduardo!
Esse conhecimento sobre os pequenos é importante, principalmente porque sabe-se que a atual geração é viciada em vídeo game e jogos eletrônicos e cabe ao profissional de Educação Física Escolar buscar alternativas para ensiná-los a se moverem, se portarem e se cuidarem para prevenir lesões e doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário