Tema:
Leitura
1
Objetivos
Promover
situações favoráveis para que os alunos possam:
- Buscar
pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler na entrelinhas
(fazer inferência), ampliando a compreensão.
- Conhecer os
usos e funções sociais da escrita.
- Identificar
as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do
suporte, do gênero e da contextualização do texto.
- Construir
compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando
informações explícitas e implícitas, produzindo inferência.
- Dispor,
ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas
apropriadas.
- Escrever
segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.
2 Material de
Apoio
- Texto:
“Galo desaparece e sua dona é indenizada”
3
Organização da Oficina
1º
Momento (30min)
Eixo: Compreensão e Valorização da
Cultura Escrita
Leitura
Capacidades:
- Buscar
pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler na entrelinhas
(fazer inferência), ampliando a compreensão.
- Conhecer os usos e funções sociais da escrita.
Atividade:
- Apresentar o cartaz do texto “Galo
desaparece e sua dona é indenizada”;
- Realizar análise do texto
·
Título:
ü O
autor usou um vocabulário de difícil de entender?
ü Comparar
o título do texto com outros títulos (histórias, receitas, lendas, notícias).
·
A fonte:
ü De
onde foi retirado o texto?
ü Em
jornais nos encontramos notícias?
ü Comparar
outros títulos de notícias com o título do texto a ser lido.
ü Concluir
que tipo de gênero pertence o texto a ser lido.
- Leitura do texto;
Eixo: Leitura
Capacidades:
- Identificar as finalidades e funções da leitura em função do reconhecimento do suporte, do gênero e da contextualização do texto.
- Buscar pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler na entrelinhas (fazer inferência), ampliando a compreensão.
- Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferência.
Atividade:
- Dividir a turma em 05 (cinco) grupos;
- Entregar um texto para cada participante;
- Entregar ao grupo um envelope contendo o desafio;
- O representante do grupo irá ao final, apresentar o resultado;
3º Momento (30min)
Eixo: Leitura
Capacidades: Construir compreensão global do texto lido, unificando e inter-relacionando informações explícitas e implícitas, produzindo inferência.
Atividade:
- Entregar a cada grupo 02 (dois) envelopes contendo:
Envelope 1 – Fichas numeradas
Envelope 2 – Fichas com respostas
- Cada grupo deverá realizar a associação entre as fichas;
- O representante do grupo deverá apresentar as respostas.
4º
Momento (30min)
Eixo: Produção da Escrita
Capacidades:
- Dispor,
ordenar e organizar o próprio texto de acordo com as convenções gráficas
apropriadas.
- Escrever segundo o princípio alfabético e as regras ortográficas.
Atividade:
- Solicitar a cada grupo que crie uma
notícia, considerando seus elementos textuais;
- O representante do grupo deverá
apresentar e a turma irá observar se todos os elementos foram contemplados.
Os alunos subiram no palco e leram as notícias produzidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário