É simplesmente ler pelo prazer de ler!
A turminha do 1º ano da professora Cristina teve hoje um momento de leitura prazerosa.Sem objetivos didático-pedagógicos, sem a "obrigação"
de trabalhar em aula sobre o que foi lido...
A inserção do momento da Leitura Deleite na sala de aula
permite ao aluno entender que em nossa vida lemos com várias finalidades
(seguir instruções, obter uma informação precisa, revisar escrito próprio,
aprender, etc.) e uma delas é a leitura só por prazer, para nos divertirmos e
distrairmos.
Contribui para o alcance de um dos objetivos atitudinais: a
formação de leitores, pois desperta o gosto pela leitura, estimula a imaginação e a curiosidade.
A leitura deleite pode se tornar um entretenimento saudável
que ensina, informa e forma crianças, de uma forma descontraída, motivante e alegre.
Falar
de leitura de livros nos dias em que vivemos é muito complicado, pois a s
crianças, hoje são embaladas pela onda da tecnologia que oferece coisas
extraordinárias aos olhos humanos. Uma série de opções são apresentadas a elas
com a permissão dos pais e professores. Como por exemplo, temos os videogames,
desenhos animados, computadores, internet, DVDs, jogos, filmes, etc
Mas escola tem a responsabilidade de ensinar a criança a ler
e também despertar - lhe o gosto pela leitura. Esta é uma tarefa difícil, mas
não impossível.
A leitura é muito importante, pois além de ser o veículo
eficaz contínuo de aprendizagem, também auxilia o desenvolvimento harmonioso da
personalidade. É um instrumento de educação, proporciona condições de formar espíritos
críticos, e é uma fonte de crescimento interior. Ler não é apenas instruir, mas
divertir e enriquecer.
“A leitura só se implanta se estiver associada ao prazer, à
arte, de modo que o receptor sinta – se envolvido e motivado por ela, tendo
também contato com as formas de comunicação mais elaboradas que caracterizam a
arte em geral” (Ponde, Glória Maria)
Aos
professores deve despertar em si mesmos o prazer pela leitura para que possa
haver um vínculo entre eles e a atividade proposta.
Devem ler para seus alunos, mesmos ainda não
alfabetizados, pois ouvindo as histórias, eles irão fazer interessante viagem
ao mundo da leitura e entenderão que” ler é muito mais do que ler com os olhos,
é conhecer o mundo”.
QUEM LÊ...
...Sabe Mais
...Pensa Melhor
...Compara Idéias
...Prepara-se Melhor...
...Tem o que Falar
...Tem o que Responder
...Fundamenta Suas Opiniões
...Aumenta sua Compreensão
...Melhora o Vocabulário...
O que o hábito da leitura pode fazer?
a) Ampliar os horizontes;
b) Desenvolver o espírito investigativo;
c) Estimular a criatividade;
d)Contribuir na construção de bons modelos;
e) Favorecer a autonomia de pensamento, a auto - crítica e o
senso de julgamento.
Os
livros desenvolvem a imaginação, a criatividade, objetivando o contato com a
literatura. A partir de histórias simples, a criança começa a reconhecer e
interpretar sua experiência da vida real. A hora de curtir um livro juntos é a
hora de partilhar. O importante é que nessa hora não haja pressa, contando ou
lendo tudo de uma só vez. É preciso respeitar as pausas, perguntas e
comentários naturais que a história possa despertar, tanto em quem lê quanto
quem ouve.
O objetivo da hora da leitura é a familiarização com a
literatura, mostrando-a como entretenimento. Até os alunos menos amigos dos
livros sentem – se encantados com essa atividade porque não tem cobranças. A leitura deleite encanta as crianças.
As ilustrações coloridas e os formatos tão diversificados dos livros atraem os olhos das crianças como também a imaginação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário