TURMA DO 1º ANO - PROFESSORA ANA PAULA
DINÂMICA - CAIXA MÁGICA
DESCRIÇÃO: A dinâmica é realizada com uma embalagem descartável dentro de uma caixa.A criança escolhida fica com a caixa dando pistas para os demais tentarem descobrir qual é a embalagem escondida.
CARTAZES COM RÓTULOS
A turma foi dividida em três equipes:1ª equipe: Embalagens de Produtos de Limpeza;
2ª equipe: Embalagens de Produtos de Limpeza Pessoal;
3ª equipe: Embalagens de Bebidas e Comidas.
Cada equipe separou o seu material e montou o seu cartaz.
1ª equipe
2ª equipe
3ª equipe
Esta atividade com embalagens e rótulos envolveu as diversas disciplinas do Plano Curricular:
LÍNGUA PORTUGUESA: Bingo com os rótulos. Frases com os nomes dos produtos;
MATEMÁTICA: Trabalho com dinheiro, colocando preço nos produtos e criando um mini-mercadinho;
GEOGRAFIA E HISTÓRIA: Trabalho com a trajetória que os produtos percorrem até chegar em nossas casas desde o local onde se fabrica;
CIÊNCIAS: Sustentabilidade. Produtos que devem ser consumidos diariamente e esporadicamente para uma boa qualidade de vida. Reciclagem. Poluição.
ENSINO RELIGIOSO: Não desperdiçar os alimentos. Agradecer a Deus antes das refeições. Cuidar bem do nosso corpo: obra do Senhor.
ARTE: Construção de um brinquedo, através das embalagens.
MÚSICA E TEATRO: Trabalho com a música "Escravo de Jó" utilizando as embalagens.
TURMA DO 2º ANO - PROFESSORA JAQUELINE PEREIRA
PESCARIA DE RÓTULOS
DESCRIÇÃO: Com um anzol adaptado cada criança deve pescar um peixinho por vez e fazer a leitura do rótulo. Ganha o jogo o aluno com maior número de pontos que devem ser marcados com sementes.
Turminha do 1º ano da tia Alverina
Trabalhar com rótulos e
embalagens em sala de aula ajuda na leitura fluente. É importante trabalho oral
exploratório para que a criança perceba as especificidades desse tipo de texto
como o tamanho e tipo da letra, as cores usadas, a utilização de cada produto,
etc.
A turminha do 1º ano da tia Alverina desenvolveu um trabalho maravilhoso. Comprovem...
ROLETANDO COM ESTA TURMINHA...
MATERIAL:
.Uma roleta com vários rótulos colados;
. Sementes para marcar os pontos.
No primeiro momento, o professor trabalha com uma única roleta, na roda da conversa. Posteriormente, trabalha em pequenos grupos, com uma roleta em cada grupo.
O aluno deve rodar a roleta e esperar que ela pare. Observar onde parou e ler o rótulo que ficou em evidência. Se conseguir ler, marca um ponto. Ganha o jogo quem fizer maior número de pontos.
Após cada jogada o professor pode explorar bastante o rótulo que foi lido, indagando sobre as características e utilidades do produto a que ele se refere.
A professora explora o assunto e os alunos aprendem de forma prazerosa.
Os alunos aprenderam brincando que rótulo é uma etiqueta colocada em embalagens de produtos,
apresentando informações sobre o produto e
a logomarca do fabricante... estão
sempre no nosso dia a dia.
Turminha do 2º ano da tia Gleides
Ao
trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as
cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto,
quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc.
Ao
trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as
cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto,
quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc.
Parabéns turminha do 2º ano! Continuem cada vez melhores...
Turminha do 1º ano da tia Selma
É importante
questionar os alunos, perguntando para que servem todos os escritos e desenhos:
Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que
está escrito? Chamar a atenção de que todas as características apontadas no
texto da embalagem têm a finalidade de atrair a atenção dos consumidores para
que comprem o produto.
E quando o assunto é rima... ninguém segura a meninada.
As embalagens são portadoras de
muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar
atividades de leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do
aluno.
Tia Selma contou com a ajuda da professora Lindalva.
Turminha do 1º ano da tia Congeta Cristina
A tia Cristina também trabalhou rótulos e embalagens dentro da consciência fonológica. Foi um sucesso. Seus objetivos foram:
. Reconhecer nos rótulos e embalagens palavras que rimam;
. Desenvolver a consciência fonológica;
. Comparar a grafia de palavras que se repetem;
. Identificar as rimas nos rótulos.
Estas atividades com rótulos e embalagens contribuíram para o desenvolvimento destas crianças. Parabéns a todos...
LINDO O TRABALHO DA ESCOLA. PARABÉNS!
ResponderExcluirMaravilhoso...
ResponderExcluirMaravilhoso...
ResponderExcluiramei....
ResponderExcluirÓtimo!
ResponderExcluirmaravilhoso amei
ResponderExcluirBelo trabalho dessa equipe!!!!
ResponderExcluir