sábado, 14 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO INFANTIL - UM ENCANTO

           A E. M. "Gentil Simões Caldeira" atende as crianças de 0 a 6 anos há mais de dez anos através da Portaria SEE/MG nº 34/03, MG 19/03/03. É um trabalho sério e pautado por uma postura de respeito à criança, ao seu ritmo de desenvolvimento, à sua origem social e cultural, às suas relações e vínculos afetivos; à sua expressão (plástica, oral, escrita, em todos os tipos de linguagem) e às suas idéias, desejos e expectativas. 

           O educador deve avaliar as atividades que ele planeja e as suas próprias atitudes, observado se elas proporcionam às crianças meios de alcançar estes objetivos. Deve também, atuar de maneira extremamente próxima às crianças, sendo um mediador para que elas alcancem os objetivos propostos. 

  A professora deve avaliar o desenvolvimento do grupo onde atua e de cada criança, em particular, sem, porém, jamais compará-las umas às outras, compreendendo que cada uma delas carrega histórias de vida e ritmos de desenvolvimento próprios.

            A instituição de Educação Infantil deve proporcionar às crianças momentos que a façam crescer, refletir e tomar decisões direcionadas ao aprendizado.

           
         O professor deve fazer com que sua sala seja um ambiente alfabetizador. Levar o aluno a perceber que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito.
        As crianças em idade pré-escolar estão conhecendo, sentindo, identificando-se e envolvendo-se cada vez mais com o meio em que vivem. 

         É preciso despertar-lhe a curiosidade e buscar envolvimento com temas do contexto, que vivenciam de forma significativa.  
          Brincar é a linguagem natural da criança, e mais importante delas. Em todas as culturas e momentos históricos as crianças brincam. 
        Acreditamos que a brincadeira é uma atividade essencial na Educação Infantil, onde a criança pode expressar suas idéias, sentimentos e conflitos, mostrando ao educador e aos seus colegas como é o seu mundo, o seu dia-a-dia. A brincadeira é, para a criança, a mais valiosa oportunidade de aprender a conviver com pessoas muito diferentes entre si; de compartilhar idéias, regras, objetos e brinquedos.



         A fim de possibilitar às crianças um ambiente onde elas possam pesquisar e expressar os temas que desejam abordar nos projetos, o educador deve, desde o início do ano letivo, organizar o espaço pedagógico (a sala de aula, demais espaços da escola, e outros espaços que a comunidade possa oferecer), proporcionando diversas experiências às crianças.
Parabéns E. M. "Gentil Simões Caldeira"...


Um comentário: