Planejando o ensinar e o aprender, a escola tem condições de desenvolver seu trabalho e
propiciar experiências pedagógicas e culturais a todas as
crianças de modo a garantir a aprendizagem significativa.
Outra questão sabidamente necessária no primeiro ano de escolaridade é o tratamento lúdico na alfabetização.
A ludicidade, sem dúvida, contribui para melhor promover o desenvolvimento das capacidades cognitivas, procedimentais e atitudinais que se deseja ver construídas pelas crianças nessa faixa etária. Assim, esperamos que esta atividade planejada pela escola contribua para formação de bons leitores.
Para aprender a ler e escrever com autonomia, o requisito indispensável, todos sabemos, é ser capaz de operar racionalmente com unidades sonoras de apreensão mais difícil – os – e com as complexas relações entre os fonemas e o modo de representá-los graficamente.
Reconhecer unidades fonológicas como sílabas,
rimas, terminações de palavras, etc. é considerado útil, nos primeiros momentos do processo de
alfabetização.
Criar situações em que as crianças prestem atenção à
pauta sonora da língua e operem, ludicamente, com unidades do
sistema fonológico um dos objetivos desta atividade.
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