As professoras do 3º ano da E. M. "Gentil Simões Caldeira" estão preparando seus alunos para as avaliações do PROALFA. Uma das atividades em desenvolvimento está dentro do eixo: PRODUÇÃO ESCRITA.
A partir de uma gravura os alunos criaram suas histórias e a professora vem fazendo as correções no decorrer da aula. De posse de um notebook eles digitam o texto de sua autoria e a professora orienta quanto a sequencia dos fatos narrados: início, meio e fim do texto. É uma atividade que vem fazendo a diferença na sala de aula.
Após as correções a professora irá montar um livro com as histórias dos alunos.
Desde a entrada o aluno em sala de aula já sente que é bem-vindo.
Durante a aula a professora dá assistência individualizada ao aluno que está digitando.
Num cantinho da sala de aula o aluno digita seu texto.
No "CANTINHO DO ESCRITOR" sempre tem um aluno.
O interesse em fazer o melhor possível é visível.
Enquanto isso outras atividades estão sendo desenvolvidas pelos demais alunos.
De iniciativa dos alunos eles desenharam uma teclado no papel para familiarizarem com a ordem das letras e números e se apropriarem com segurança da digitação.
Neste trabalho a professora desenvolve o gosto pela leitura, trabalha ortografia e o uso da tecnologia.
MALETA VIAJANTE
Com o objetivo de conhecer os gêneros textuais, cada aluno leva a maleta. Dentro da maleta tem um pequena agenda telefônica de brinde para que eles possam anotar os nomes dos colegas na ordem alfabética e os números de seus telefones. Neste mês estão trabalhando a autobiografia.
PEÇAS TEATRAIS
Com o objetivo de incentivar a leitura, desenvolver a linguagem oral, desenvoltura, trabalho em grupo, os alunos dramatizam peças teatrais. A primeira realizada foi "Branca de Neve e os Sete Anões".
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Uma vez na semana a professora aplica uma avaliação diagnóstica na turma. A correção é feita com os alunos. Eles registram "C" para as questões corretas com uma caneta. Eles vibram com os acertos e os erros são trabalhados para que melhores resultados sejam alcançados na avaliação seguinte.
VENDINHA
A cada atividade desenvolvida com êxito os alunos recebem o dinheirinho que vão juntando no decorrer do bimestre. No final do bimestre é montada a vendinha, com brinquedos e alimentos variados. Com o dinheiro recebido durante o bimestre eles fazem a compra neste dia da vendinha.
ATENDIMENTO DIFERENCIADO
Nesta turma estudam três alunos que não estão alfabetizados. Um deles possui Plano de Atendimento Individualizado. O trabalho com estes alunos é diferenciado. Os alunos criam seus textos oralmente, a professora registra e depois o próprio aluno digita. A professora está alfabetizando estes alunos dentro da sala de aula dando assistência individualizada.
"QUANDO A GENTE SE PROPÕE A FAZER ALGO, FAÇAMOS"
ISTO FAZ A DIFERENÇA!
De iniciativa dos alunos eles desenharam uma teclado no papel para familiarizarem com a ordem das letras e números e se apropriarem com segurança da digitação.
Neste trabalho a professora desenvolve o gosto pela leitura, trabalha ortografia e o uso da tecnologia.
MALETA VIAJANTE
Com o objetivo de conhecer os gêneros textuais, cada aluno leva a maleta. Dentro da maleta tem um pequena agenda telefônica de brinde para que eles possam anotar os nomes dos colegas na ordem alfabética e os números de seus telefones. Neste mês estão trabalhando a autobiografia.
PEÇAS TEATRAIS
Com o objetivo de incentivar a leitura, desenvolver a linguagem oral, desenvoltura, trabalho em grupo, os alunos dramatizam peças teatrais. A primeira realizada foi "Branca de Neve e os Sete Anões".
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
Uma vez na semana a professora aplica uma avaliação diagnóstica na turma. A correção é feita com os alunos. Eles registram "C" para as questões corretas com uma caneta. Eles vibram com os acertos e os erros são trabalhados para que melhores resultados sejam alcançados na avaliação seguinte.
VENDINHA
A cada atividade desenvolvida com êxito os alunos recebem o dinheirinho que vão juntando no decorrer do bimestre. No final do bimestre é montada a vendinha, com brinquedos e alimentos variados. Com o dinheiro recebido durante o bimestre eles fazem a compra neste dia da vendinha.
ATENDIMENTO DIFERENCIADO
Nesta turma estudam três alunos que não estão alfabetizados. Um deles possui Plano de Atendimento Individualizado. O trabalho com estes alunos é diferenciado. Os alunos criam seus textos oralmente, a professora registra e depois o próprio aluno digita. A professora está alfabetizando estes alunos dentro da sala de aula dando assistência individualizada.
"QUANDO A GENTE SE PROPÕE A FAZER ALGO, FAÇAMOS"
ISTO FAZ A DIFERENÇA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário