PROJETO MEIO AMBIENTE
TEMA: A EMBALAGEM E O AMBIENTE
E.M. “GENTIL SIMÕES CALDEIRA”
PERÍODO: 02/06 A 06/06/2013
ALVO: Alunos matriculados na Educação
Infantil e nos quatro primeiros anos do Ens. Fundamental.
OBJETIVO GERAL:
Proporcionar
o conhecimento das crianças acerca dos temas que envolvam meio ambiente e
cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação do planeta
com o desenvolvimento sustentável.
JUSTIFICATIVA:
O
lixo, que já é um dos grandes problemas mundiais, poderá se tornar um pesadelo,
se não forem tomadas medidas sérias para reduzir a quantidade de materiais
orgânicos e inorgânicos desperdiçados diariamente.
OBJETIVOS:
-
Sensibilizar os alunos e propor reflexão sobre questões cruciais ligadas a
melhoria das condições de vida de toda população;
-
Valorizar o meio ambiente;
-
Identificar-se como parte integrante do meio ambiente;
-
Se reconhecer como agente de promoção do desenvolvimento sustentável;
DESENVOLVIMENTO:
EDUCAÇÃO INFANTIL
Trabalhar
os conteúdos de Identidade e Autonomia, Linguagem oral e escrita, Matemática, Natureza
e sociedade, Arte, Música, Movimento e Arte seguindo a sequencia dos temas
relacionados abaixo:
ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalhar
nos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências,
Ed. Física, Ensino Religioso, Arte, Recreação e Jogos, Música e Teatro a
sequência dos temas relacionados abaixo:
Temas a serem estudados:
Estudo do caderno do aluno: A
embalagem e o ambiente
Dia
02 (segunda-feira) – Meio ambiente, ecologia e lixo – páginas 3 a 6;
Dia
03 (terça-feira) – Reciclagem – página 7
a 9;
Dia
04 (quarta-feira) – Metal e vidro –
página 10 e 13;
Dia
05 (quinta-feira) – Plástico e papel –
página 14 a 17;
Dia
06 (sexta-feira) – Embalagens
Cartonadas e Cidadania– página 18 a 25.
RECURSOS:
-
Caderno do aluno: A embalagem e o Ambiente;
-
Papéis (sulfite, A3, cartolina, color set, jornal, kraft, crepom, laminado,
dobradura), pesquisas impressas, revistas e panfletos, barbantes, palitos (
churrasco, picolé), sucatas (garrafa pet, tampinhas de plásticos, caixas de
diversos tamanhos, rolinhos de papelão etc), tesoura com ponta arredondada,
cola branca e colorida, lápis de cor, giz de cera, giz de lousa, gliter,
lantejoulas, fetilhos. Régua, Tinta guache, pincel, E.V.A., fita adesiva
transparente, fita colorida, livros infantis; TV, aparelho de DVD e vídeos.
CULMINÂNCIA:
No
momento cívico de sexta-feira teremos
uma apresentação artística ressaltando os temas abordados na semana.
AVALIAÇÃO
A
avaliação deverá ser contínua, através de observação e registro da participação
e envolvimento de cada aluno.
FONTE:
Parte
1 do Projeto “Cultura Ambiental em escolas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário