sábado, 24 de maio de 2014

COPA DO MUNDO

       Faltam 18 dias para aberturada Copa do Mundo no Brasil. A escola se prepara para desenvolver este Projeto com intuito de trazer para nossos alunos uma aprendizagem significativa.


 As atividades estão sendo planejadas pelos professores para que junto ao conhecimento venha também desenvolver valores importantes como: amor à Pátria, paz e união nas torcidas.







BRASIL... RUMO AO HEXA!

FESTA DAS MÃES

        Dias 21 e 22 de maio foram realizadas as homenagens às mães da E. M. "Gentil Simões Caldeira".
 Os professores prepararam as salas com antecedência para receber os pais.
 A professora Jaqueline fez uma reflexão a partir de uma leitura bíblica.
 A participação foi excelente.
 Os filhos ao lado ou no colo das mães participaram da linda homenagem com fotos de momentos marcantes na escola.
 As apresentações encantaram as mães presentes.
 Todos se emocionaram com as demonstrações de afeto das crianças por suas mamães.
 Parabéns mamãe por estar presente em momentos importantes da vida escolar dos filhos.
 Após cada apresentação as crianças desciam ao encontro de suas mães para um abraço.
A cada homenagem um momento de emoção.
 As turmas do 3º e 4º ano encerraram as apresentações de palco com uma linda festa.
Em seguida cada turma aguardou na sala de aula a chegada da mamãe para entrega das lembrancinhas.
Parabéns a todas as mães que se fazem presentes na vida de seus filhos.

ESTUDO DA LEI Nº 663/2009

      Todos os servidores das escolas municipais estão estudando a Lei 663/2009 que dispõe sobre o Estatuto e Plano de Cargos, Carreira e remuneração do Magistério do Município de Mutum.

 Dias 08 e 15 de maio os professores da E. M. "Gentil Simões Caldeira" reuniram para estudar e analisar o Plano de Carreira.
 Os professores foram divididos em três grupos. O grupo 1 estudou os artigos 1 a 58 e  anexos.

O grupo 2 estudou dos artigos 59 ao 112 e  anexos.

 O grupo 3 estudou dos artigos 113 ao 160 e anexos.

 No dia 15/05, quinta-feira, os grupos apresentaram a síntese do estudo, com sugestões de alterações com objetivo na melhoria da Carreira do Professor.

Após as apresentações dos grupos foram registradas todas as sugestões de mudanças. Os servidores estão na expectativa que esta abertura dará um novo rumo a Carreira do servidor do magistério que até então tem sofrido com uma lei que desvaloriza a classe.

AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

           A E. M. "Gentil Simões Caldeira" recebeu um novo professor de Educação Física: Eduardo. As crianças estão gostando muito das aulas. O professor planeja suas aulas com muito gosto.
Ensinar Educação Física vai muito além de trabalhar as modalidades esportivas convencionais,
ela é responsável, dentre muitos aspectos, pelo desenvolvimento motor das crianças, vale ressaltar também a importância do exercício físico para a saúde, uma vez que combate ao sedentarismo, obesidade, diabetes e problemas cardíacos.
O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal. 
A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar, era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares. 
“Estudos comprovam que a prática de atividade física colabora com o desenvolvimento de outras habilidades. Ajuda a se concentrar, nos relacionamentos, na liderança, nas ações cognitivas. Por meio da Educação Física Escolar, o aluno tem que aprender a conhecer seu corpo e as possibilidades de ação dele, como usar isso bem, como se movimentar positivamente”.
Por meio das aulas, o profissional de Educação Física pode transmitir valores que o aluno vai levar consigo para toda a vida, independentemente da idade que tenha. Respeito aos seus limites e ao do outro, respeito às regras e comandos, consciência espacial, lidar com perdas e vitórias e gerenciamento de conflitos são alguns dos valores que são transmitidos. 
A organização do profissional para que sua aula transmita esses valores de forma consciente e prazerosa é o segredo do sucesso entre a garotada.
Incentivar a prática de atividades físicas entre a turminha é importante, mas conscientizá-los – e também aos seus pais – do quanto isso pode se refletir na saúde e na qualidade de vida é ainda mais fundamental. 
“A Educação Física tem que romper os muros da escola e entrar nas famílias, porque se ela for bem-feita na escola e no lar, a geração de hoje vai ser de jovens criativos, empreendedores, autônomos porque há relação entre as vivências da infância com os acontecimentos da vida adulta.”
Parabéns, professor Eduardo!
Esse conhecimento sobre os pequenos é importante, principalmente porque sabe-se que a atual geração é viciada em vídeo game e jogos eletrônicos e cabe ao profissional de Educação Física Escolar buscar alternativas para ensiná-los a se moverem, se portarem e se cuidarem para prevenir lesões e doenças.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA - OBA

        A E. M. "Gentil Simões Caldeira" está se preparando para OBA. Os professores levam temas inovadores sobre o sistema solar. Várias curiosidades são apresentadas. Os alunos se encantam com os astronautas, a viagem a lua, os satélites artificiais etc.
 Os alunos assistem vídeos, fazem trabalhos em grupo, pesquisam na internet e se preparam para avaliação do dia 16 de maio.
Nas salas de aula os temas das avaliações anteriores são discutidos.
No dia 12/05 a especialista em educação abordou alguns assuntos sobre o sistema solar com as turmas do 3º e 4º ano do turno matutino.
Os alunos demonstraram grande interesse pelos tamanho dos planetas.


No dia 15 de maio convidamos o professor Davidson José de Souza (Deivinho) para fazer uma palestra para os alunos.
 O professor iniciou apresentando o globo terrestre e a gravidade.
Apresentou através de vídeos os tamanhos dos planetas, a ida do homem à lua, etc.
As crianças faziam perguntas e tiravam suas dúvidas.
O interesse dos alunos por astronomia surpreendeu o professor.


A Escola agradece ao professor Deivinho pela disponibilidade. Com certeza contribuiu para uma aprendizagem significativa.
Dia 21/05, a especialista divulga os resultados dos alunos.
Parabéns aos alunos e professores que participaram!...