domingo, 24 de novembro de 2013

CONCURSO DE FRASES

     Sabendo que um dos objetivos do 1º ano de acordo com a Resolução SEE nº 2197/2012 é ler e escrever palavras e sentenças, a E. M. "Gentil Simões Caldeira" propôs aos alunos e professores um Concurso de Frases. Esperamos que no  final do Ciclo da Alfabetização, todos os alunos tenham consolidado as capacidades referentes à leitura e à escrita necessárias para expressar-se, comunicar-se e participar das práticas sociais letradas, e ter desenvolvido o gosto e apreço pela leitura. 
     Nos dias 21 e 22 de novembro realizamos no turno vespertino. As crianças se esforçaram para ganhar o título de "campeão das frases".
        A programação curricular dos Ciclo da Alfabetização, tanto no campo da linguagem quanto no da Matemática, deve ser estruturada de forma a, gradativamente, ampliar capacidades e conhecimentos, dos mais simples aos mais complexos, contemplando, de maneira articulada e simultânea, a alfabetização e o letramento. 
        Na organização curricular  dos anos iniciais do Ensino Fundamental, os Componentes Curriculares devem ser abordados a partir da prática vivencial dos alunos, possibilitando o aprendizado significativo e contextualizado. 
      A Escola deve, ao longo de cada ano dos Ciclos da Alfabetização e Complementar, acompanhar, sistematicamente, a aprendizagem dos alunos, utilizando estratégias e recursos diversos para sanar as dificuldades evidenciadas no momento em que ocorrerem e garantir a progressão continuada dos alunos. 
         Estes alunos foram os campeões da turminha da Tia Cida. Quem presenciou este momento foi a professora Elizete. A medalha foi para o aluno João Marcos. Parabéns!
        Estes foram os primeiros lugares do Concurso da turminha da tia Alverina. A campeã foi a Victória. Parabéns!

 
Esta é a turminha de campeões do 1º ano da tia Selma. O dono da medalha foi Robert. Parabéns!

 
A turminha do 2º ano da tia Gleides também quis participar. Os campeões estão aí. A campeã foi Râmilly. Parabéns!

      A Escola deve, ao longo de cada ano dos Ciclos da Alfabetização acompanhar, sistematicamente, a aprendizagem dos alunos, utilizando estratégias e recursos diversos para sanar as dificuldades evidenciadas no momento em que ocorrerem e garantir a progressão continuada dos alunos. 

TURNO MATUTINO
      A avaliação da aprendizagem dos alunos, realizada pelos professores, em conjunto com toda a equipe pedagógica da escola, é parte integrante da proposta curricular e da implementação do currículo, redimensionadora da ação pedagógica.
   Ela deve assumir um caráter processual, formativo e participativo, ser contínua, cumulativa e diagnóstica, utilizar vários instrumentos, recursos e procedimentos,  fazer prevalecer os aspectos qualitativos do aprendizado do aluno sobre os quantitativos, assegurar tempos e espaços diversos para que os alunos com menor rendimento tenham condições de ser devidamente atendidos ao longo do ano letivo, prover, obrigatoriamente, intervenções pedagógicas, ao longo do ano letivo, para garantir a aprendizagem no tempo certo.
           Turminha do 1º ano, professora Cristina.
        É maravilhoso ver os alunos se concentrando e se esforçando para desenvolver as atividades propostas pela escola.
A turminha do 1º ano da tia Cristina fez o melhor. Os campeões estão aí. A medalha foi para Halêssa. Parabéns! 

      A turminha do 2º ano da tia Jaqueline Pereira também participou. As formas e procedimentos utilizados pela Escola para diagnosticar, acompanhar e intervir, pedagogicamente, no processo de aprendizagem dos alunos, devem expressar, com clareza, o que é esperado do educando em relação à sua aprendizagem e ao que foi realizado pela Escola, devendo ser registrados para subsidiar as decisões e informações sobre sua vida escolar. 
  Os campeões do 2º ano estão aí. A medalha foi para Ezequiel. Parabéns! 

        As Escolas e os professores, com o apoio das famílias, devem envidar esforços para assegurar o progresso contínuo dos alunos no que se refere ao seu desenvolvimento pleno e à aquisição de aprendizagens significativas, lançando mão de todos os recursos disponíveis.  
             A turminha do 1º ano da tia Ana Paula desenvolveu a atividade com seriedade

 Estes foram os campeões. No 1º lugar ficou Arthur. Parabéns!

A turminha da tia Elza não ficou de fora. O campeão foi Luis Guilherme. Parabéns!


         Na turminha do 3º ano foi realizado um Concurso de Produção de textos. Sabendo-se que os objetivos são:
a)ler e compreender textos mais extensos;
b) localizar informações no texto; 
c) ler oralmente com fluência e expressividade;
d) produzir frases e pequenos textos com correção ortográfica. 
         A campeã foi Letícia com o título "O que eu vou ser". Parabéns!

       Agora temos em mãos o diagnóstico. A partir dele vamos trabalhar as capacidades ainda não consolidadas.
       Mãos à obra querida Escola...

sábado, 23 de novembro de 2013

PROJETO “CONTRIBUIÇÃO DOS NEGROS E ÍNDIOS NA CULTURA DO POVO BRASILEIRO”

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JUSTIFICATIVA
 A partir de 2008, a Lei 11645/08 – torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em todas as disciplinas  incluindo, além destas, a Cultura Indígena. Sendo assim, a ESCOLA MUNICIPAL “GENTIL SIMÕES CALDEIRA”  elaborado um projeto com o objetivo despertar o educando para as diferenças étnicas existentes no Brasil. O que nos leva à execução de tal projeto, não é apenas a obrigatoriedade das referidas Leis, mas o desejo de promover a valorização de todas as etnias no contexto escolar e em nossa comunidade.
Desde o mais remoto dos tempos o convívio humano é marcado por conflitos, desigualdades e tudo o mais que possa está ligado às diferenças existentes entre eles. O preconceito é um dos problemas vivenciados com mais frequência. Este é passado de geração a geração, levando consigo a hostilidade e o sentimento de exclusão.
Trabalhar a cultura afro-brasileira e indígena permitirá a nós enquanto Escola estar promovendo um resgate aos seus costumes e tradições. Vemos também neste projeto a oportunidade do resgate as contribuições dadas por esses povos a nossa língua, culinária, costumes...
Abolir o preconceito, é uma meta difícil de alcançar, mas esclarecer, amenizar e levar o aluno  a uma análise sobre suas ações,  rumo à sensibilização e conscientização para uma população mais igualitária onde prevaleça acima de tudo o respeito, é um trabalho com certeza exitoso.

CRONOGRAMA DAS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS NO MOMENTO DE CHEGADA DE 18 A 22/11/2013: 
DIAS
MATUTINO - RESPONSÁVEL
VESPERTINO  -  RESPONSÁVEL
SEGUNDA-FEIRA
Lindaura
Angela: Historia “Menina bonita do laço de fita”
Alverina
Angela: Historia “Menina bonita do laço de fita”
TERÇA-FEIRA
Ana Paula
Selma
QUARTA-FEIRA
Elza
Aparecida
QUINTA-FEIRA
Congeta Cristina
Gleides
SEXTA-FEIRA
      Jaqueline Pereira
               Cássia
SEGUNDA-FEIRA:
O Projeto teve a abertura com a história "Menina bonita do laço de fita". Foi desenvolvido uma sequência didática baseada na história.
 As crianças tiveram muito interesse na história.
 A história apresenta uma menina muito querida de cor negra que desperta o amor de um coelhinho.
No final os alunos participam das questões levantadas para reflexão.
TERÇA-FEIRA Dramatização da história "A ovelhinha negra"
MATUTINO


VESPERTINO





 QUARTA-FEIRA
História "A bonequinha preta"
A aluna do 1º ano contou a história para todas as crianças da escola.
Os alunos concentraram na história.
QUINTA
Uma poesia foi apresentada pela turminha do 2º ano, professora Gleides.
Os alunos confeccionaram o mapa e apresentaram ao declamar a poesia.

SEXTA-FEIRA
No encerramento do Projeto as crianças cantaram o Hino Nacional.
Em seguida a professora Idalina preparou os alunos para mais uma história e desta vez foi contada para mais uma história.
A ex-aluna Maria Cecília contou a história "Tem um monstro no meu jardim".
Após a história ela fez uma linda reflexão sobre o preconceito.
 Durante a semana vários murais foram confeccionados pelos alunos. O Projeto alcançou os objetivos propostos. Parabéns professores! Parabéns crianças!
Mural confeccionado pela turminha do 3º ano da tia Lindaura.
Bandeira confeccionada pela turminha da Educação Infantil, professora Cássia.

ANA - AVALIAÇÃO NACIONAL

        No dia 20 de novembro os alunos do 3º ano do ensino fundamental foram novamente avaliados com a provinha ANA. Os alunos gostaram da nova experiência.
Esta avaliação foi aplicada por uma funcionária da Secretaria Municipal. 
 
Esta funcionária foi capacitada para desenvolver este trabalho nas escolas.Os alunos demonstraram interesse no desenvolvimento da avaliação.
Após a avaliação os alunos tiveram um momento de lazer.