quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MOBILIÁRIO NOVO

     A E. M. "Gentil Simões Caldeira" recebeu em 20/09/2013 15 armários para atender as salas de aula e começou a chegar em 24/09 as novas carteiras adquiridas para os alunos efetivamente matriculados nela. A aquisição de 600 carteiras coloridas vão incentivar a presença dos alunos na escola, tornando o ambiente escolar mais atrativo e confortável.
   Chegaram em 24/09/2013 mais de duzentos conjuntos de carteiras para a escola.Todas as pessoas ligadas à educação, de uma forma ou de outra, são responsáveis pela questão do mobiliário escolar. Particularmente, o tema é de interesse do Prefeito, da secretária municipal, dos responsáveis pelos processos de licitação de mobiliário, da diretora da escola e dos fabricantes. O mobiliário escolar é um elemento de apoio ao processo de ensino.
       Foi com enorme prazer que as servidoras ajudaram organiza-las. Os confortos físico e psicológico do aluno vão influenciar no rendimento da aprendizagem de forma direta. 
 As crianças ficaram encantadas com o novo colorido na sala de aula. Nesse ambiente, o professor juntamente com os alunos farão as modificações necessárias para cada atividade.Os critérios didáticos atuais apontam para um ambiente em que a mobilidade do mobiliário é fundamental para o ensino e aprendizagem.
      Este mobiliário requer um nível de qualidade técnica maior, pois seu uso é intenso. Selecionados por concorrência pública, os fornecedores de mobiliário escolar têm que garantir os produtos que entregam. Se a produção for inadequada, todo o processo fica comprometido. É necessário estabelecer critérios de qualidade do produto para a fabricação dos móveis escolares. E mais ainda, exigir essa qualidade no processo de licitação. E isto aconteceu. Comprovem a beleza e qualidade do material recebido. 
      A qualidade atual do móvel escolar é muito importante. O aluno deve pensar no mobiliário como um bem a ser preservado, através de métodos de controle ou programas especiais, incorporados aos objetivos da educação nas escolas públicas, isto gera economia de recursos, gastos com recuperação e reposição dos móveis escolares.
        A aquisição deste material tem por objetivo renovar e padronizar o mobiliário escolar, garantindo qualidade e conforto para estudantes e professores nas salas de aula e contribuindo para a permanência dos alunos nas escolas da rede pública de educação básica.
 A diretora companhou a entrega conferindo o material e alegrando a criançada.
Não sabemos ao certo quem ficou mais feliz, as crianças ou os professores. Parabéns a todos que participaram da aquisição deste material:  o Prefeito, a Secretária Municipal de Educação, a equipe de licitação, a diretora da escola. Todos só tem a ganhar investindo na educação, pois acreditamos que  nela está a solução de todos os problemas sociais.

domingo, 22 de setembro de 2013

HOMENAGEM À DIRETORA DA ESCOLA

     É por causa de profissionais comprometidos com a educação é que o ensino de nosso país tem melhorado.
    Dia 19 de setembro foi comemorado o Dia do Diretor na E. M. "Gentil Simões Caldeira". Os funcionários reuniram às 19 h, na própria escola para homenagear a direção da escola, que caminha de forma organizada, rumo a melhores resultados no desempenho escolar de seus alunos.
 Liderar pessoas, gerar equipes motivadas, comprometidas com o bem comum não é uma tarefa fácil.
 Que as conquistas da direção sejam também as do grupo ao qual ela pertence.
 Diretor de escola é aquele que luta no dia-a-dia pelo bem estar de sua clientela e de toda comunidade escolar.
 É de pessoas assim que se torna necessário em qualquer lugar do mundo.
        Com apoio da família tudo fica melhor.
         De maneira voluntária os profissionais quiseram fazer sua homenagem.
As alunas Letícia e Maria Lucília cantaram um hino e ofertaram flores para diretora.
      Tivemos a presença do Djalma que abrilhantou o evento.
      Presentes simples mas não podia faltar, o momento foi de pura descontração. Que as nossas escolas promovam mais encontros de confraternização como este. Nossos profissionais merecem...
 Estas meninas cuidam da escola com muito zelo. É uma equipe de excelência.
          Parabéns, diretora Verônica! Parabéns profissionais da educação. O valor de cada um é imensurável.

sábado, 14 de setembro de 2013

OBA! É SEXTA-FEIRA, DIA DE HISTÓRIA...

         Podemos dizer que o ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letradas ou não letradas, desde os primórdios do homem. As crianças adoram ouvi-las, e os adultos podem descobrir o enorme prazer de contá-las.
 ... História, história, história... Agora, agora, agora...
        A “Hora da História” é um momento valioso para a educação integral (de ouvir, de pensar, de sonhar) e para a alfabetização, mostrando a função social da escrita.
 De acordo com o cronograma da escola, hoje a historinha é de responsabilidade da professora Jânia. Ela escolheu: O ARCO DAS SETE CORES. A estratégia que ela usou foi pintura das cenas no EVA.
     O professor pode organizar este momento de diversas maneiras. 
Após as historinhas são desenvolvidas atividades de acordo com o tema  visando ampliar o conhecimento das crianças.

MÓDULO II NA ESCOLA

    O módulo II é obrigatório? Sim. Ele tem razão de existir? Sim. Qual é a função do módulo II? Propiciar momentos de encontros entre os docentes para troca de experiências, estudo, planejamentos das atividades que de outra forma não seria possível fazer. Por quê? Porque nenhum trabalho pedagógico será bem sucedido se não for planejado, discutido para criar um consenso e depois avaliado para saber qual foi o resultado e o que é preciso mudar. Isso tudo, demanda encontros constantes.
PAUTA DE REUNIÃO
DATA: 12/09/2013                                                HORÁRIO: 19 h
RESPONSÁVEIS: Equipe Pedagógica           PÚBLICO-ALVO: Professores
OBJETIVO: Conhecer os resultados dos atendimentos das Psicólogas e discutir  assuntos pedagógicos;
DESENVOLVIMENTO:
Atividade
Duração
Estratégia
Recurso didático
Responsável
. Mensagem: Alegria;

30 min
Reflexão;
Data show e mensagem escrita;
Especialistas Angela e Lígia;
.Caminhada Ecológica, dia 17/09;

20 min
Exposição do assunto e leitura do Projeto.
Papel ofício.
Diretora Verônica;
.Prêmio Professores do Brasil;
20 min
Conversa informal;
Apostila com regulamento;
Especialista Angela;
.Palestra com a Psicóloga Vanessa sobre os resultados dos atendimentos até data atual e Reflexão com os servidores;
60 min
Palestra;
Data show;
Psicóloga Vanessa;
. Divulgação do blog da escola;
20 min
Exposição do assunto;
Humano;
Especialistas;
. Atenção especial aos alunos com dificuldade;
20 min
Exposição do assunto;
Humano;
Especialistas;
. Avisos diversos;

20 min
Conversa informal
Humano;
Diretora e especialistas;
. Agradecimentos;
10 min
Conversa informal.
Humano.
Diretora e Especialistas.

Local da reunião: E. M. “Gentil Simões Caldeira"
  
Assinaturas: _______________________           ______________________
                            Diretora                                           Especialistas
 

      A reunião de módulo II não existe apenas para cumprir horário na escola, ela precisa ter objetivos claros e uma continuidade. A Escola Municipal “Gentil Simões Caldeira” tem metas a cumprir e muitos desafios, mas o início da solução encontra-se dentro dela mesma.

EDUCAÇÃO INFANTIL - UM ENCANTO

           A E. M. "Gentil Simões Caldeira" atende as crianças de 0 a 6 anos há mais de dez anos através da Portaria SEE/MG nº 34/03, MG 19/03/03. É um trabalho sério e pautado por uma postura de respeito à criança, ao seu ritmo de desenvolvimento, à sua origem social e cultural, às suas relações e vínculos afetivos; à sua expressão (plástica, oral, escrita, em todos os tipos de linguagem) e às suas idéias, desejos e expectativas. 

           O educador deve avaliar as atividades que ele planeja e as suas próprias atitudes, observado se elas proporcionam às crianças meios de alcançar estes objetivos. Deve também, atuar de maneira extremamente próxima às crianças, sendo um mediador para que elas alcancem os objetivos propostos. 

  A professora deve avaliar o desenvolvimento do grupo onde atua e de cada criança, em particular, sem, porém, jamais compará-las umas às outras, compreendendo que cada uma delas carrega histórias de vida e ritmos de desenvolvimento próprios.

            A instituição de Educação Infantil deve proporcionar às crianças momentos que a façam crescer, refletir e tomar decisões direcionadas ao aprendizado.

           
         O professor deve fazer com que sua sala seja um ambiente alfabetizador. Levar o aluno a perceber que tudo que imaginamos, pensamos e falamos pode ser escrito.
        As crianças em idade pré-escolar estão conhecendo, sentindo, identificando-se e envolvendo-se cada vez mais com o meio em que vivem. 

         É preciso despertar-lhe a curiosidade e buscar envolvimento com temas do contexto, que vivenciam de forma significativa.  
          Brincar é a linguagem natural da criança, e mais importante delas. Em todas as culturas e momentos históricos as crianças brincam. 
        Acreditamos que a brincadeira é uma atividade essencial na Educação Infantil, onde a criança pode expressar suas idéias, sentimentos e conflitos, mostrando ao educador e aos seus colegas como é o seu mundo, o seu dia-a-dia. A brincadeira é, para a criança, a mais valiosa oportunidade de aprender a conviver com pessoas muito diferentes entre si; de compartilhar idéias, regras, objetos e brinquedos.



         A fim de possibilitar às crianças um ambiente onde elas possam pesquisar e expressar os temas que desejam abordar nos projetos, o educador deve, desde o início do ano letivo, organizar o espaço pedagógico (a sala de aula, demais espaços da escola, e outros espaços que a comunidade possa oferecer), proporcionando diversas experiências às crianças.
Parabéns E. M. "Gentil Simões Caldeira"...


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

HORA DE LEITURA DELEITE

            As turminhas da E. M. "Gentil Simões Caldeira" planejam toda semana um momento para leitura, ora direcionada ora para deleite com os novos acervos que chegaram do MEC. As crianças gostam deste momento. A turminha do 2º ano da professora Jaqueline Pereira aproveitou bem esta semana: tiveram trinta minutos de leitura.


Como formar um leitor proficiente?
        Essa reflexão exige antes de tudo que os docentes tenham clareza do que é a leitura. Ler é construir sentidos. A tia Aparecida leva até seus alunos o mundo mágico que a leitura desperta nas crianças.

 Ler é uma atividade cognitiva que exige operações mentais que vão além da decodificação.
 As crianças se deliciam com as imagens e o colorido dos livros.

Formar um leitor proficiente é isto, é dar a ele a oportunidade de ser melhor.
          A especialista Lígia Magalhães também leva até as crianças este precioso material que tanto encanta a meninada: o livro.
Parabéns comunidade escolar!